terça-feira, 10 de novembro de 2015

mais um pouquinho da paleo

PUBLICADO EM 08/11/15 - 04h00
Existem inúmeras dietas e regimes para emagrecer e manter seu corpo saudável. Você deve conhecer muitas dessas soluções 'mágicas' para ajudar a chegar na silhueta perfeita e, talvez, até já tenha testado algumas delas. Mas nenhuma receita é tão simples e eficaz quanto aquela que foi criada há milhares de anos, quando o Homo erectus decidiu usar o fogo para começar a aquecer seus alimentos.
A fórmula é banal: nada de açúcar, grãos cultivados e, claro, alimentos industrializados. Coma apenas quando sentir vontade, até se sentir saciado. Carnes de todos os tipos e gorduras naturais, como a banha e o polêmico bacon, estão liberados. Essa é a base do tipo de alimentação no período paleolítico, apelidada recentemente de "dieta paleo".
Uma pequena reflexão: Se a comida de antigamente era tão boa, quanto não tinham cozinhas ou supermercados, por quê a expectativa de vida era menor? Em tempos ancestrais, as mortes eram causadas principalmente pela violência, fome ou por doenças como a malária. Nosso tempo de vida só aumentou consideravelmente com a descoberta da penicilina e com a implantação de saneamento básico.
Desde meados do século passado, entretanto, conseguir comida passou a ser uma tarefa fácil. Isso é bom, mas essa abundância traz um novo problema como contrapartida. A maioria das pessoas come e bebe, sem pensar de onde vem o hambúrguer, o peixe, a salada, a cerveja e seu 'nutritivo' cereal matinal. E a indústria alimentícia se aproveita dessa indiferença para vender comida de mentira, cheia de corantes, aromatizantes, conservantes e açúcar.
À primeira vista, pode parecer difícil abrir mão de comer arroz, pão, macarrão, pizza, doces ou bolo todos os dias. Mas há muitas pessoas no planeta que nunca comeram um pão feito de trigo ou um chocolate industrializado e nem por isso morrem. Lembre-se, comida é cultura.
Muito popular entre uma nova comunidade de pessoas interessadas em melhorar sua saúde com alimentos mais naturais e bastante difundida no meio dos atletas amadores nas academias, como os adeptos ao crossfit, a dieta paleo é um tipo de alimentação pobre em carboidratos e mais muito rica em gorduras (low carb, high fat ou LCHF) e tem várias ramificações. Você pode escolher o quão paleo você quer ser. "Os praticantes da paleo em geral são mais estritos e comem apenas a categoria de alimentos não-processados: carnes, ovos, verduras, frutas, legumes, castanhas e raízes. Alguns abrem espaço para alimentos processados, como os queijos. Raramente ou nunca, comemos alimentos processados a partir de grãos cereais, óleos industrializados ou que contenham açúcar adicionado"....

http://www.otempo.com.br/gastro/tudo-sobre-a-dieta-paleol%C3%ADtica-1.1159567

Um comentário:

Sandra Pereira disse...

Que esse novo ano traga novas motivações para a contínua luta.
Grande abraço!