Atkins

Só lendo o livro do dr. Atkins mesmo pra entender o que ele propõem e seguir corretamente a dieta, vou tentar fazer um resumão desta dieta e depois comentar como foi comigo....


Essa dieta segue os mesmos principios das dietas baseadas na baixa ingestão de carboidratos, como a famosa Dieta Dukan, do Dr. Pierre Dukan, a Dieta Slow Carb, de Tim Ferriss, e a dieta Paleo Low Carb, de Mark Sisson – você já escolheu a sua?


A dieta Atkins é dividida em 4 fases, vamos a elas:


Indução:  

Primeira fase da dieta, o propósito da Indução é que você perca peso rapidamente, fazendo com que seu corpo queime preferencialmente suas gorduras, ao invés de carboidratos. Com a quantia de carboidratos controladas em 20 g seu corpo entra em cetose facilitando assim seu emagrecimento.

Você pode comer o quanto desejar sem ficar "empaturrado", basicamente você poderá carnes em geral, ovos, queijos, alguns vegetais, manteiga, azeites. Você poderá conferir uma lista completa abaixo:

 

 

Obs: beber pelo menos 2 litros de agua ou mais,

consumir pelo menos 30 g de proteinas nas refeições, ingerir 20 g de carboidratos por dia não mais...

Um pouquinho mais de dicas: clique aqui


Perda de Peso Contínua:

Nessa fase vc deve aumentar em 5 g o seu consumo de carboidratos, gradativamente esse aumento deve ser semanal ou um pouco mais...

Na primeira semana vc vai consumir 25 g de carboidratos entao valera todos alimentos da indução mais um iogurte natural por exemplo com moranguinhos! vc vai adicionar esses 5 g diarios como vc desejar!!!  e assim vc vai indo na outra semana e na outra até verificar que nao esta mais emagrecendo, e caso engordar retroceda até os niveis de carbos que vc continua emagrecendo, ai vc achou a quantidade de carbos que nao te fazem nem emagrecer e nem engordar!!!

Pré manutenção:

 

Nessa fase vc estara bem perto de sua meta, entao continue a comer seu num de carboidratos que ainda emagreça mas seria uma fase de fazer testes do auto conhecimento, e quando vc adquirir seu peso desejado ainda devera ficar por um mes nessa fase testando e adquirindo seu novo hábito.

  • Você poderá estagnar em um peso – algo que também pode ter acontecido na fase 2. Caso isso aconteça, certifique-se de estar fazendo tudo corretamente. Se estiver tudo nos conformes, então tente diminuir a quantidade de carboidratos consumidos diariamente em 10 g e tenha paciência… (Dependendo do caso, muita paciência);

  • No caso de ter sido obrigado a diminuir em 10 g os carboidratos diários, mantenha-se na nova medida por uma semana e então volte a aumentar esta quantidade de 5 em 5 g e note a resposta de seu corpo.

 Manutenção:

Parabéns, você conseguiu, meu caro(a)!

Isso não é nem tanto uma fase, mas sim um estilo de vida. De modo geral, você poderá comer tudo que já vinha comendo.

Reintroduzindo ainda mais comidas a sua dieta, como aquelas que você tentou reintroduzir na fase 3 sem sucesso ou aquelas que você ainda nem tinha tentado. Claro que você deverá estar sempre prestando atenção à resposta do seu corpo e não deve ganhar peso.

O propósito desta etapa é seguir uma maneira permanente, encontrada ao longo do processo, de se alimentar mantendo seu novo peso, e deverá durar pela sua vida toda!
As vezes, alguns ajustes podem ser necessários, conforme você for envelhecendo ou se tiver alguma mudança drástica em suas atividades diárias – por exemplo, começar a malhar.

  Minha experiencia/ minha opinião: Eu em particular gosto muito da atkins, mas nao pra vida toda! Ela te faz dar um up na perca de peso, principalmente na fase da indução, mas nao acho que nao deveria nunca mais na vida comer um bolo por exemplo, acho muito radical, portanto nem tentaria fazer dela , uma dieta pra vida toda!!!

 

 


4 comentários:

SiD disse...

OIE,UMA DUVIDA COMO EU SEI QUANTAS NOTAS DEVO CONSUMIR POR DIA? BJooo

Luciana Mendes disse...

Tbm gostaria de saber quantas notas podem ser consumidas.

Bjs

http://filhadefrida.blogspot.com.br

Gabi disse...

Amei essa dieta... Vou começar a estudá-la e iniciar a contagem de pontos.

lucia disse...

tamb gostaria de saber como sei das minhas medidas.